top of page

Volkswagen tem carro "tirado do armário" e mantém o seu posicionamento contra a homofobia.


ree

Há alguns dias, passou a circular uma propaganda promovida pela Volkswagen, onde ela apresenta o novo modelo do seu carro Polo. Até aqui, nada de diferente! Acontece que os participantes desse comercial são um casal homoafetivo, e isso bastou para que algumas pessoas tratassem de modo preconceituoso e homofóbico a situação. Acontece que esse comercial não é de 2022, mas ele foi uma campanha publicitária de maio do ano passado (2021), resgatado como atual e veiculada pelas redes sociais digitais em forma de "protesto", tanto pelo fato dos protagonistas da propaganda serem um casal gay, tanto pelo fato de, agora, o carro ser taxado como um "carro gay" ou "feito para gays", apontam os mais preconceituosos e homofóbicos.

ree

Já postei aqui no site uma matéria sobre as políticas de inclusão e diversidade da Volkswagen e como ela buscou realizar alterações externas e internas à empresa. Isso pode ser conferido no modo como as suas propagandas refletem em o pensamento do grupo automobilístico. É por manter fixos nas metas e projeções acerca das ações em prol da comunidade LGBT+, que ela decidiu, mesmo diante de tantas falas homofóbicas e contrárias às suas diretrizes, manter a propaganda sendo vinculada na rede digital.

ree

Além disso, em nota bastante esclarecedora, a montadora expôs o seu pensamento e declarou que "a diferença enriquece, o respeito une. A Volkswagen do Brasil celebra a diversidade sexual e de identidade de gênero. Promover a Diversidade & Inclusão é um dos pilares estratégicos da marca. A premissa da marca é garantir um comportamento respeitoso e inclusivo, dentro e fora da empresa, com parceiros diretos ou indiretos de negócio".

ree

E continua: "acreditamos que cada pessoa, de diferentes raças, etnias, gênero, orientação sexual e idade/geração, tem experiências únicas, que somadas contribuem para fortalecer não somente a cultura da empresa, mas também o ambiente em que vivemos. Temos como responsabilidade continuar aprendendo de que forma podemos contribuir para a luta contra qualquer forma de preconceito, pois consideramos fundamental conciliar as diferenças para a construção de uma sociedade justa para todos".


Observar a propaganda do carro é fazer um tour pela compreensão que a empresa tem ao associar o seu produto com as mais diversas mudanças e alterações que a sociedade brasileira sofreu. Não são apresentados dados referente à potência do veículo, muito menos se ele possui câmbio automático ou se é movido a gasolina ou a álcool. Os apontamentos estão pautados numa identidade quase que pessoal, existencial, promovendo uma conexão entre o que o carro é e aquilo que ele possibilita a quem o comprar: o novo, moderno e dinâmico.

ree

Não é a primeira vez que um carro é "retirado do armário" pelos homofóbicos de plantão. Várias outras montadoras sofreram os mesmos ataques devido a realização de campanhas publicitárias que têm pessoas LGBT+ em seus comerciais ou a simples inserção das cores da bandeira da comunidade em seus veículos: Fiat, Renault, Ford e outras. O importante é que elas estão buscando, por meio das propagandas de seus produtos, romper a barreira do preconceito e da homofobia em nosso país. Isso demonstra que o consumo de qualquer produto ou serviço está atrelado diretamente à cultura e impacta comportamentos invisíveis, até o momento que aquilo que consumo passa a ser associado a algo que eu não me identifico, podendo revelar o preconceito velado de cada um.


Fotos: Volkswagen/Divulgação



 
 
 

Comentários


bottom of page