USIMINAS realiza Programa permanente de Diversidade e Inclusão para seus colaboradores e comunidade.
- Elberth de Oliveira Bertoli
- 23 de fev. de 2022
- 2 min de leitura

O Vale do Aço, localizado no interior do estado de Minas Gerais, possui uma empresa fortemente aliada à promoção de programas voltados ao apoio à comunidade LGBT+: a USIMINAS. Compreendendo sua forte presença junto a sociedade e observando a necessidade de contribuir com causas que impactam seu corpo de colaboradores e a sociedade como um todo, a empresa passou a adotar campanhas internas e mostrar nas redes sociais, diversos conteúdos relacionados a sigla LGBT+.
Através de vídeos, empreendeu uma campanha para explicar o significado das letras que compõem a comunidade, buscando uma luta pelo respeito e pela compreensão da diversidade em nossa sociedade. As apresentações possuem o intuito de "dar cada vez mais visibilidade a esse tema", conforme indica sua página no Facebook. Em um outro vídeo, através de um de seus colaboradores, que se apresenta sendo um homem trans, a empresa promove seu grupo interno de afinidade, presente no programa Diversidade e Inclusão. A final do vídeo, um recado importante é deixado pelo colaborador-comunicador: "ninguém escolhe ser LGBTI+, mas podemos escolher, sempre, o respeito e a empatia".
Em 2020, o presidente da USIMINAS Sérgio Leite, apresentou o que seria o Programa Diversidade e Inclusão, com as seguintes palavras: "nós queremos ter, cada vez mais, uma USIMINAS diversa e inclusiva. Uma USIMINAS que receba a todos de forma aberta, de forma transparente". Ele também explica que, dentro deste programa, outros grupos são comtemplados, não apenas os LGBTI+. Questões raciais, étnicas, geracional e pessoas com deficiências, também fazem parte deste projeto. O intuito é levar a USIMINAS a avançar nesses temas, "praticando sempre o respeito".

E, em janeiro deste ano, o embaixador do grupo afinidades LGBTI+, existente dentro da empresa, Felipe Martins, um homem trans, fala sobre a visibilidade trans, comemorado no dia 29 de janeiro, explicando como surgiu essa data e a importância dela a comunidade T. Além disso, outro colaborador responde às principais perguntas relacionadas às pessoas que fazem parte deste grupo específico. Além dessa visibilidade trans promovida pela empresa, ela disponibiliza uma cartilha contendo vários temas LGBTI+ a serem explicados para os leitores.

O site da empresa reforça a fala do presidente, Sérgio Leite, em alcançar o objetivo de ter uma USIMINAS onde os "colaboradores e colaboradoras se sintam à vontade para ser quem são". E é através do Programa Diversidade e Inclusão que ela realiza ações que promovem "oportunidades iguais de crescimento e evolução de carreira dentro da Usiminas e coibindo atitudes preconceituosas", como afirma o site oficial.
Fonte: https://www.usiminas.com/blog/inovacao/diversidade-e-inclusao-isso-e-coisa-da-usiminas/
Comentários