Pantene engaja luta contra transfobia, em comercial
- Elberth de Oliveira Bertoli
- 22 de jul. de 2020
- 2 min de leitura
Atualizado: 21 de mai. de 2021

Os cabelos possuem significados culturais dentro de diversas sociedade e sua existência pode estar ligada a normas de gênero e representatividade, o que permitiu a Pantene compreender a relevância em tratar sobre o assunto ligado àqueles que sofrem discriminação e violência.
No final de 2019, em comemoração às festividades do Natal, a empresa de produtos para os cabelos lançou uma campanha (veja aqui) nos Estados Unidos que buscava retratar o “retorno para casa” realizado pelas pessoas trans e não-binárias nesta época do ano.
Segundo a empresa de cosméticos capilar, há uma grande tensão neste regresso proporcionado pelo ferido, a palavra “casa” não significa, muitas vezes, sinônimo de acolhimento, mas de tristeza e medo. Por isso, foi criada uma publicidade com o Coral Trans de Los Angeles, contando o relato de seus membros ao retornarem para suas famílias semanas antes do Natal.
Essa iniciativa é um importante passo para que as pessoas vejam o quanto a transfobia se faz presente em diversas sociedades, independentemente das condições econômicas que os países apresentam.
Associar a imagem da empresa que cuida dos cabelos em todo o mundo à atenção para uma realidade muito difícil da comunidade trans e não-binária reforça a ideia de que os cabelos são parte da identidade de uma pessoa e é importante cuidar não somente deles, mas da pessoa por completo.

Recentemente, a embaixadora da empresa de beleza Pantene, Paris Lee, que é transgênero, concedeu uma entrevista à revista Vogue, relatou que crianças e jovens LGBT são abusadas em banheiros públicos e que isso precisa ser debatido para que casos como esses diminuam, já que é uma realidade que persiste.

Mais uma vez, a marca se posiciona através de sua embaixadora e permite que o cuidado com os cabelos não seja apenas o seu carro-chefe, voltando seus olhares para além disso, fazendo com que a dignidade humana seja preservada da cabeça aos pés.
Comentários