top of page

Netflix aposta em inclusão e diversidade nos filmes e no interior da empresa


ree

A Netflix é uma das maiores empresa de streaming de filmes e séries, na atualidade. Também é possível encontrar todos os gêneros e títulos que você possa imaginar e que atiça o delírio de qualquer cinéfilo que exista, incluindo temáticas LGBT+. O que poucos conseguem enxergar é que, para aqueles filmes com enredos sobre diversidade, gênero e sexualidade, não é algo apresentado apenas nas telas de nossas televisões e celulares. A empresa possui um riquíssimo trabalho interno para que a inclusão ocorra no cotidiano de seus funcionários e parceiros, promovendo essa inserção no próprio corpo de colaboradores.

ree

O pensamento empresarial da Netflix é que o trabalho de inclusão deve ser sempre uma ação conjunta e coligada a todas às ações empresariais, como diz Vernã Mayers, vice-presidente de estratégia de inclusão: "Nossa estratégia de inclusão não se mantém sozinha, é um trabalho conjunto. Toda a empresa precisa ter a inclusão em mente na hora de avaliar cada problema, de tomar cada decisão, nas reuniões dentro e fora da Netflix". Por isso, a gigante do streaming compreende que só é possível mostrar questões da diversidade nas telas, quando ela começa a acontecer dentro da própria organização.

ree

Há um trabalho imenso para que essas questões que pautam a representatividade, incluindo LGBT+, aconteça. Seja no recrutamento de pessoas diversas, na facilitação de acesso a talentos emergentes ou no incentivo de criação de redes diversificada entre seus funcionários, o impacto dessas ações é realmente visível na forma como se apresenta no produto final dos filmes e séries produzidos pela Netflix. E o reflexo é causado, segundo Vernã Mayers, por meio do pertencimento que os colaboradores passam a sentir junto a empresa.

ree

Observando o modo como a empresa age em relação à inclusão e diversidade, os filmes voltados para a temática LGBT+ produzidos pela empresa de streaming passa a ter outro sentido. E compreendemos tanto os motivos que torcemos para que uma série não acabe ou que os personagens não venham a morrer nos episódios seguintes. A arte sempre será um remédio pra vários males, e quando as doses vem repletas de sentidos existenciais, a sua eficácia para tratar o mundo é mágica e poderosa.


Fotos: Site Oficial da Netflix

 
 
 

Comentários


bottom of page