Lego lança versão LGBTQIA+ de bonecos sem gênero com bandeira arco-íris
- Elberth de Oliveira Bertoli
- 21 de mai. de 2021
- 2 min de leitura

Uma das marcas de brinquedos mais famosas e antigas do mundo acaba de lançar uma coleção de peças em referência ao público LGBTQIA+. A empresa dinamarquesa Lego criou 11 miniaturas que representam as 11 cores do movimento.
Sim, para cada identidade ou orientação sexual as cores da bandeira se modificam, sendo o arco-íris a que compõe e representatividade do movimento como todo. As cores acrescentadas ao arco-íris fazem menção à bandeira trans (branco e rosa) e ao movimento que insere, também, os LGBTQIA+ negros (marrom e preto).

São miniaturas de aproximadamente 10 cm de altura, que fazem parte de um conjunto de 346 peças, sendo uma delas um painel em forma de arco-íris ao fundo. Além dessa homenagem ao movimento, a Lego procurou fazer com que suas peças não possuam gênero, sendo assim, os bonecos podem trocar de braço, rosto e cabelo, mesmo sendo cada um de uma cor padrão. O que aumenta ainda mais a representatividade com relação às questões voltadas para a sexualidade.
O motivo que levou a criação desses brinquedos, em particular, foi a tentativa de diminuir a discriminação que a comunidade LGBTQIA+ sofre. O vice-presidente de design da empresa, que é gay, disse em entrevista ao jornal britânico:
“Eu queria, quando criança, ter olhado para o mundo e pensado: ‘Vai ficar tudo bem, tem um lugar para mim'”.
No Brasil, recentemente, a Assembleia Legislativa de São Paulo, por meio de um projeto de Lei 504, tentou proibir campanhas publicitárias voltada para a comunidade LGBTQIA+ em qualquer veículo de comunicação, tendo como argumento que tais propagandas influenciariam as crianças e traria “desconforto emocional a inúmeras famílias”. Momentaneamente, esta atitude preconceituosa e pautada em um conservadorismo retornou para análise nas comissões, a fim de reavaliação.

Não é a primeira vez que a empresa dinamarquesa abraça a causa. Ela já recriou a parada uma LGBTQIA+ em homenagem a Stonewall, local onde o movimento iniciou. Essas iniciativas mostram que brincar é aprender. Brinquedos ajudam as crianças a compreenderem a diversidade existente no mundo, além de serem uma forma de ensinar os valores e respeito para que o mundo siga em amor e paz.
Imagens: encurtador.com.br/bvEP6
Fonte: encurtador.com.br/cEJ47
encurtador.com.br/aqI28
Comentários