top of page

Inclusão e Diversidade LGBT+: sobra no RH e falta na Liderança.

ree

Dias atrás, falei um pouco sobre empresas que estabelecem como metas o apoio à diversidade e inclusão, não apenas colocando em seus produtos a marca símbolo da comunidade LGBT+, mas também inserindo campanhas internas de conscientização e respeito junto ao seu corpo de empregados. Saibam que, no Brasil, segundo um estudo realizado pela Blend Edu, foi constatado que entre 102 empresas que participaram da pesquisa, 72% possuem um departamento voltado para a área da diversidade em sua política interna. E isso claramente mostra como a empresa se potencializa quando existe um quadro de funcionários diversificado, o que vale tanto para a dinâmica interna quanto para o marketing e estratégia junto ao seu público.


Contudo, outro estudo realizado, desta vez pela consultoria global Deloitte, também chegou à conclusão, no ano de 2023, de que as empresas estão, sim, investindo nesse movimento de inclusão. Porém, também perceberam que essa ação não está alcançando os cargos de liderança e fica apenas na esfera dos colaboradores de base. Ou seja, há um grande abismo entre “estar aberto a tratar do tema” e “participação efetiva da liderança” no que se refere às práticas voltadas à diversidade e inclusão. A pesquisa apontou que apenas 23% das áreas voltadas ao tema estavam inseridas na presidência, enquanto 78% eram dos Recursos Humanos.


ree

A liderança tem um papel crucial no desenvolvimento e na implementação de políticas internas voltadas para a diversidade e inclusão da comunidade LGBT nas empresas. O líder organizacional é responsável por estabelecer uma cultura de respeito, aceitação e inclusão dentro da organização, garantindo que todos estejam alinhados visando diversidade e inclusão. Além disso, promove um ambiente de trabalho seguro e acolhedor para todos os funcionários, independentemente de sua orientação sexual ou identidade de gênero, inspirando confiança e engajamento em toda a equipe.


ree

Uma liderança comprometida e engajada com a diversidade e inclusão da comunidade LGBT promove não apenas um ambiente de trabalho mais harmonioso e produtivo, mas também demonstra o compromisso ético e social da empresa. Valorizando a diversidade, o líder incentiva a inovação e a criatividade ao reunir uma equipe diversificada. Ainda, garante que todos os funcionários tenham acesso igualitário a oportunidades de crescimento na carreira, preparando a empresa para os desafios do mundo empresarial moderno.


Portanto, a importância de aumentar áreas voltadas ao tema dentro dos ambientes de liderança implica diretamente no sucesso das iniciativas de diversidade e inclusão da comunidade LGBT e não pode ser subestimada. Isso porque, ao aumentar a promoção de uma cultura organizacional que valoriza a diversidade, os líderes contribuem para um mundo empresarial mais justo, inclusivo e sustentável.

 
 
 

Comentários


bottom of page