Companhia aérea GOL tem sua primeira comissária de bordo trans do Brasil
- Elberth de Oliveira Bertoli
- 25 de dez. de 2020
- 2 min de leitura
Atualizado: 21 de mai. de 2021

Acredito que seja unanimidade que um dos maiores prazeres da vida é viajar. Conhecer lugares novos, pessoas interessantes, além de serem coisas legais, traz bem-estar mental, felicidade e leveza pra vida. Melhor ainda é saber que empresas de viagem e turismo estão proporcionando empregos a pessoas da nossa comunidade.
Em março de 2020, a companhia aérea GOL fez o anúncio da contratação de sua primeira aeromoça transgênero. Tal fato ocorreu em comemoração ao dia Internacional da Mulher, e o primeiro voo, que contava a bordo a nova tripulante, também foi todo realizado por mulheres, executando o trajeto São Paulo-Rio de Janeiro.
A comissária de bordo Nicole Cavalcante, disse em entrevista ao Observatório G, que antes de voltar para a profissão, ela ficou um tempo trabalhando no administrativo da empresa, somente depois da mudança de sua documentação, poder retornar aos vôos. Isso porque Nicole já exercia a profissão de comissária de bordo, porém, no gênero oposto ao que se identifica, então, a empresa precisou realizar todos os trâmites legais com relação aos documentos para inserir a tripulante novamente em seu cargo de origem.

Em entrevista ao portal UOL, Nicole diz que a empresa buscou realizar "tudo da melhor forma", além de se sentir "super bem aceita". Mas ela tem consciência de que ainda há um grande caminho a ser percorrido para a empregabilidade de pessoas trans/travestis, pois o mercado ainda fecha as portas por causa do preconceito, deixando muitas delas marginalizadas em todos os aspectos.
É a primeira vez que a companhia aérea GOL tem uma comissária de bordo trans fazendo parte da tripulação, porém, a empresa possui outras duas delas exercendo funções em serviços internos. O número ainda é muito pouco, porém, um grande passo que vale ser comemorado.
Fonte:
Imagem:
Comentários