top of page

Coca-Cola faz campanha de resignficação de frase homofóbica e faz sucesso entre os LGBT+.


ree

Uma das maiores empresas de bebida gaseificada do mundo, a Coca-Cola, realiza campanhas publicitárias muito criativas e que têm como intuito enaltecer a comunidade LGBT+, combatendo a discriminação e a violência contra esse grupo. E um desses pontos altos foi a resignificação de uma expressão homofóbica em símbolo gay, trazendo o orgulho de ser quem somos.


O frase preconceituosa seria "essa Coca é Fanta", dando a conotação pejorativa de que por ser uma pessoa do gênero masculino ter expressões efeminadas, ou seja, "engana". Essa maneira de apontar a forma de agir da outra pessoa, nada mais é do que um preconceito e uma violência para as diversas maneiras de se expressar no mundo, sobretudo, para pessoas LGBT+. E foi nessa tentativa de mudança de pensamento, que a Coca-Cola deixou o seu recado bem dado em seu produto.

ree

A venda não foi realizada para o grande público, mas distribuído internamente, na empresa. Mesmo assim, criou um alvoroço para conseguir a edição limitada, tamanho o sucesso. Na latinha de Coca-Cola, poderia se imaginar o líquido de cor escura, porém, na verdade, o que continha pra beber era a Fanta Laranja. Toda a embalagem era com a estética Coca-Cola. Nela havia uma informação do conteúdo, que se tratava de uma campanha publicitária, além de vir a pergunta: "Esta coca é fanta, e daí?"

ree

Além dessa mensagem, no verso da latinha ainda estava escrito: "Criamos uma lata especial para reconhecer quem ignora rótulos, desafia preconceitos e assume o que realmente é. Esta Coca‑Cola é orgulho, esta Coca‑Cola é respeito, esta Coca‑Cola é Fanta". Essa campanha acabou ganhando dois leões de ouro no Festival Internacional de Criatividade Cannes Lions.

ree

Campanhas publicitárias realizadas pela empresa em prol de assuntos ligados aos Direitos Humanos ocorrem desde 1960 com defesa da diversidade e inclusão. No ano de 2019, os rótulos das suas latinhas passaram a configurar uma bandeira LGBT+ e a junção de duas latinhas era possível ler a palavra LOVE. O intuito e demonstrar que toda forma de amor vale a pena. Assim, a empresa se consolida com uma das mais criativas no ramo publicitário, além de provocar discussões relevantes para a causa LGBT+.


Fonte 1: encurtador.com.br/dwJPT

Fonte 2: encurtador.com.br/hwAFN

 
 
 

Comentários


bottom of page