top of page

"Cerveja gay" americana é comercializada no Brasil e homenageia a revolta de Stonewall (1969).


ree

Quando realizei minha pesquisa de Mestrado sobre o consumo de entretenimento por jovens gays, uma dos momentos que mais me chamou atenção durante a incursão juntos a esses rapazes, com idade entre 20 e 23 anos, à época, foi a bebida alcoólica utilizada como "catalisador de ambiente". Quem nunca foi pra uma festa e só achou aquele momento maravilhoso porque bebeu todas e curtiu muito dançando sem saber que horas e como voltaria pra casa? Pois bem, isso é o que faz a bebida alcoólica quando se torna uma "catalisadora de ambiente".

ree

Quando falamos de bebidas utilizadas pela humanidade, estamos entrando em um universo gigantesco, repleto de possibilidades para a sua utilização e significados. O ato de beber pode estar associado à festa, à confraternização, à comemoração, esquecer algo ruim (o ex, por exemplo) ou relaxar depois de um dia de muito trabalho. Possivelmente você colocou, alguma vez, uma legenda no Instagram com os dizeres "sextou" e de fundo estava uma latinha de cerveja e um copo cheio com o famoso colarinho? É, todo mundo já teve esse momento.

ree

Agora, se beber para dar aquela descansada é uma situação em que a maioria das pessoas se identificam, imagine consumir algo que, além de te produzir satisfação e alegria, pode representar quem você é. Sim, existe uma cerveja LGBT e ela passou a ser vendida no Brasil faz menos de um ano. Trata-se da The Stonewall In, uma bebida artesanal que foi criada para homenagear os acontecimentos ocorrido em Nova Iorque, no ano de 1969.

ree

Quem está è frente de sua produção é a cervejaria The Brooklyn Brewery, que teve essa brilhante ideia no ano de 2019. Mas é importante ressaltar que ela não é a primeira bebida LGBT+ a ser comercializada no mundo. Em 2010, no México, foi produzida a primeira cerveja LGBT, chamada Purple Hand Beer, que pela sua cor roxa (purple, em inglês), buscou homenagear a luta dos ativistas de Stonewall (Nova Iorque, 1969). Mas, a história dessa cerveja eu contarei em outra postagem.

ree

As vendas dessa cerveja estão por conta da Câmara de Comércio e Turismo LGBT, que estão oferecendo 15% de desconto na compra e parte da renda para vai instituições nos Estados Unidos que cuidam de questões LGBT+. A compra é feita de modo virtual e as características da cerveja são as seguintes, conforme indicação do fabricante: "session IPA com single hop de Citra. O aroma de toranja e cítrico é sua marca. Ela ainda conta com um final suave e adocicado". O formato de venda do produto é lata (350ml) ou Chop (30 litros), com 4,6% de teor alcóolico.

ree

Agora vem a parte triste, o produto está esgotado, porém, no site é possível pedir para ser avisado quando o estoque for renovado. Já organiza uma social com a galera e faz aquele esquenta antes da balada bebendo algo que alegra e enaltece as nossas conquistas mundo afora.


*Se for beber, não dirija.

*Menores de 18 anos não podem consumir bebidas alcóolicas.


 
 
 

Comentários


bottom of page